terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

OS BASTIDORES DO PODER EM IATI



Todos os habitantes de Iati, e das cidades vizinhas estão percebendo que a nova gestão simplesmente não está caminhando, e em alguns aspectos até regrediu, cometendo erros  inadmissíveis.

Quando se questiona o motivo para essa situação deplorável. Muitas são as desculpas, mas poucas são as verdades envolvidas nelas.

Alega-se ter um “rombo” deixado pelo governo anterior que ultrapassa os 6 milhões de reais, porém essas são apenas palavras ao vento, pois o vereador Alcí Tenório pediu que fosse discriminado do que seria esse débito, e até o presente momento este não foi informado.

A inexperiência da equipe, com certeza é um fator determinante, mas, não é decisivo. Experiência se adquiri basta querer. Pena que ao que parece, muitos membros dessa equipe não apresentam interesse de aprender para desempenhar um bom trabalho.

Mas o que não contam, é a disputa de poder que está por trás de tudo isso. Pouco se houve falar das brigas que membros do primeiro escalão do governo do padre estão tendo entre si. Cada um que queira uma fatia maior da torta. Saliento que todos já foram atendidos, mas a ganância os instiga a sempre querer mais. E quando estes encontram um obstáculo entre eles e o que almejam, pronto, está feita a confusão.

Segundo boatos o obstáculo que esse pessoal tem encontrado é o secretário de administração que é quem está barrando e tentando botar moral na bagunça do padre.

Analisem:

Tem um determinado vereador, que conseguiu agregar 7 carros, pegou umas das melhores secretarias, deu emprego a todos os seus familiares, amigos e conhecidos, tinha regalias como refeições e combustível ilimitados para ele e para os seus, tudo por conta da prefeitura. Quando foi contrariado e teve um dos seus muitos pedidos negados, começou a pressionar o padre para demitir o secretário.
Isso é apenas uma das muitas histórias escusas que devem estar acontecendo. E que nos leva a refletir.

 Desse povo todo que seguiu o padre, quantos realmente queriam mudança em prol do povo e quantos queriam uma mudança financeira em seu favor pessoal?

Quantos estão pensando no povo e quantos estão pensando em si próprio?

Pensem!

50 comentários:

  1. como um país tão imenso igual o brasil cresce com pensamentos dessa maneira, de querer pra sí próprio e não pensar no próximo.em uma sociedade existe um coletivo . JESUS esta ainda olhando pra todos nóis,e têm pecado que jesus abomina,por exemplo:a cobiça o egoísmo,avareza a inveja e diversas outras atitudes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analisando o texto atual exposto por João Depressão denominado de " OS BASTIDORES DO PODER EM IATI " que no momento é objeto de analises e comentários, gostaria de fazer a seguinte colocação.

      Foi verificado na última reunião da câmara, que o tom de voz dos vereadores estão alterados, e ficou a impressão que uma grande insatisfação rola na casa legislativa, acontece que até a presente data já com mais de cinquenta dias de governo, o Prefeito PADRE JORGE, não atendeu, não respondeu, não deu a menor importancia aos pedidos dos vereadores, não demonstrou nenhum interesse em responder a nenhum pedido, isso refere-se a todos, tanto da situação como da oposição,e isso vem provar a sua inexperiencia como governante, a ausencia do mesmo é pura imcopetência, e os vereadores não sabem mais o que fazer para chamar a atenção do mesmo, e talvez aumenizar um pouco a insatisfação da população, a impressão é que ainda não caiu a ficha, o SR. é o Prefeito PADRE JORGE, acorde e governe, não deixe que pessoas briguem para tomar o lugar que é seu por direito, o povo votou no PADRE JORGE. não é assim que se agradece ao povo que o ajudou, esqueça os investidores, eles representam a minoria o povão foi quem o elegeu, fica a dica, João Depressão está de parabéns, e o que ele esta fasendo é justo, tem que chamar sua atenção para ver se o SR. acorda. abraços.

      Excluir
  2. Está claro e evidente que a desgraça da administração do padre é nizo, ele só pensa em si próprio, no seu ego e nas mordomias da sua família. Já com o povo pobre de iati ele não está nem ai, pouco importa a necessidade da população de iati. O mais revoltante é que já que não quer ajudar não atrapalha pow. mas não, ele faz questão de colocar seu veneno em todos setores da administração do padre, como se ele fosse o prefeito. Já que tu se acha prefeito Nizo, cadê tua moral, nem consegui tirar ulissinho e nem vai consegui pq vc não passa de um simples vereador. Ulissinho e outros ali que estão na prefeitura não estão ali por dinheiro, eles tem condições e todos sabem disso, eles estão ali pra ajudar o padre. e vc Nizo tenório não vai atrapalhar, pq logo logo o padre vai abrir os olhos e botar vc e seus devoradores de emprego pro olho da rua, botar vc pra correr. Se prepare pra arrumar as malas. Sabe quem gosta de te ver com influência na prefeitura? muito fácil de acertar, SOMENTE SUA FAMÍLIA. se fizer uma enquete vc terá, de certeza, mais de 95% de rejeição do povo de iati. Pode apostar...

    ResponderExcluir
  3. A principal vergonha na administração do padre são as atitudes do vereador nizo, e a segunda e não menos importante é o silêncio e a falta de atitude do vereador pau mandado ou empregado ou VENDIDO de nizo, KEKETA. Que vergonha vereador, cadê vc na defesa do povo de iati? cadê vc que não se manifesta com o nepotismo do seu patrão nizo? cadê aquele homem que se dizia entendedor, prefessor, defensor e justiçeiro nos palanques da campanha do padre?. Tenha vergonha na cara e seja homem, não se deixe mandar por um vereador. Tanto que vc falava em independência. Se manifeste meu amigo, vai deixar a população de iati na mão é? crie coragem, se não tiver eu te empresto. vc é um vereador fraco, uma decepção para o povo de iati.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até concordo em parte q um ou outro tenha sua parcela de culpa, mas o principal foco é o senhor prefeito o qual tem o poder de tomar qualquer atitude e resolver essas coisinhas q acontecem no seu governo. Agoraaa ele ta mto ocupado em caruaru!!!! kkkkkkkkkk q inocência!!!!

      Excluir
    2. COMO O VEREADOR PAU MANDADO VAI DENUNCIAR NEPOTISMO, SE SUA MAIOR PRATICA NESTE MANDATO ESTÁ SENDO NEPOTISMO? FAÇA UM PASSEIO PELAS SECRETARIAS, DIRETORIAS E TRANSPORTES QUE VERÁ QUE O QUE ESTOU DIZENDO É FATO. MAS GARANTO A VOCÊS, O PREFEITO FOI QUEM AUTORIZOU CERTO.

      Excluir
    3. NEPOTISMO

      Quando plenamente comprovada a intenção de privilegiar parentes, configurando o nepotismo, o agente público ou membro de poder poderá se sujeitar à ação civil pública por ato de improbidade administrativa, cujas sanções conforme determina o art. 11 da Lei 8.429/92 são de ressarcimento integral do dano ao erário, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente pelo prazo de três anos.

      Veicula-se na mídia nacional a possibilidade do STF rever a SV nº13. O estadão.com.br/nacional, do dia 22 de junho de 2010, relata um fato ocorrido no próprio STF e afirma que na rediscussão da Súmula, os ministros deverão definir se a proibição do nepotismo deve ser ampla, atingindo situações onde não há subordinação entre cargos, ou se a regra deve servir para vedar as possibilidades de um superior indicar parentes para funções comissionadas.

      E, para finalizar, portanto, de forma sucinta, referendamos as palavras do Excelentíssimo Ministro do STF, Celso de Mello, ao tratar do assunto, que para quem: “(...) o princípio constitucional da moralidade administrativa, ao impor limitações ao exercício do poder estatal, legitima o controle de todos os atos de poder público que transgridam os valores éticos que devem pautar o comportamento dos órgãos e dos agentes governamentais, não importando em que estância de poder eles se situem”.

      Excluir
  4. A inveja é um pouco arrogante, já que vocês não se conformam que perderam e que vão ter que esperar o resultado da nova administração, pelo menos não fiquem levantando conversas falsas e até mesmo que prejudicam ao próximo...
    vão procurar o que fazer e deixar politica de lado, agora já era o que basta é esperar ruim ou boa daqui a 4 anos será uma nova ELEIÇÃO, onde cada um tem o direito de escolher e de se manifesta da maneira que quiser, porém NIZO é um dos vereadores melhores de Iati votei nele e não me arrependo é um homem de moral e que está disponivel para qualquer pessoa não é atoa que ele tem 4 mandatos...
    A DICA PRA VOCÊ QUE NÃO TEM O QUE FAZER E GOSTA DE DIFAMAR OS OUTROS, VAI TRABALHAR PRA PASSAR MAIS RAPIDO SEU TEMPO E NÃO SOBRAR TEMPO PARA FOFOCAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou e disse um discípulo de nizo ou família dele? como nós vamos trabalhar meu amigo? se vcs estão com todos os empregos, não deixaram nada pra ninguém, soube até que parentes de nizo de alagoas arrumaram emprego. É melhor vc ficar calado, pq até calado vc ta errado.

      Excluir
    2. Como falaram, "NIZO" é apenas um vereador como qualquer um, se alguém trabalha ou deixa de trabalhar ta nas mãos do Prefeito, meu amigo(a) guarde suas dores para próxima eleição, se você não está trabalhando e alguém que você queria que trabalhasse nao está também problema seu, só digo uma coisa inveja ainda mata muita gente, e sobre eu calado estou errado é por que falei alguma coisa que te deixou mal, ááá acho que foi por que falei que votei em nizo kkkk vá pedi perdão a DEUS!

      Excluir
    3. Isso mesmo, apenas um vereador que quer ser prefeito. estranho não? Inveja? de q? coitado de tu bicho. se toca véi. vai babar o ovo de nizo, é o melhor que tu faz. Não cometi nenhum pecado pra pedi perdão a Deus. deixa de falar leseira babão.

      Excluir
    4. deixe de ser burro analfabeto como vamos deixar as coisas do nosso munício de lado se pagamos imposto. agora vcs dizem isso estão todos só comendo e roubando o dinheiro público agora é pra ficar calado antes não podia era no foro todos os dias seu ladrões! e deixo dito vão ter vergonha e o munício não é só de vcs é é de todos que fazem parte da folha eleitoral e que paga seus impostos ,

      Excluir
  5. Alguém de Iati sabe me dizer se um cara de Jupi chamado Claúdio conhecido como Cal, se ganhou emprego na administração do Padre? Espero resposta de alguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cal é o secretário de obras, por ai. se não for é quase.

      Excluir
    2. Uns dizem que Cal é Secretário de Transportes outros dizem que é de obras, e a ainda quem fale que ele está com as duas secretárias. Só sei deu uma coisa acho que de obras ele é pois já colocou sua marca nos meio fios da cidade "CAL". kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Não acredito que o padre teve coragem de dá uma secretaria a ele não. Depois que ele deu um furo na prefeitura de Jupi vai querer fazer isso tbm ai em Iati. O cara além de arrogante, mandão, antipático vai dá o maior furo na prefeitura. Sou de Jupi eu sei muito bem quem é ele, só lamento pelo povo daí viu.Aqui ele é conhecido como Cal da gasolina, agora pesquisem pq do apelido kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. gentinha como vc se passando por alguem de jupi faz esse comentario vc e um envejoso de iati procure na secretaria dele se o povo humilde gosta dele eu trabalho com ele ele tem respeito com o povo va la e confira, seu envejoso

      Excluir
    5. EITA QUE CAL TA FICANDO FAMOSO!

      Excluir
    6. o que sei do secretario de obras e que ele tem total liberdade com p m jupi procure falar com os motortistas de jupi o qual ele comandava todos motorista se hoje ele estar fazendo falta fale com a prefeita de jupi vc e um invejoso de iati se passando por alguem de jupi

      Excluir
  6. SOUBE QUE PADRE JORGE VEIO PRA IATI E COMEÇOU A TRABALHAR. PRIMEIRA ATITUDE DELE NESSA VOLTA: DEMITIR OS TIGRES QUE CONSEGUIRAM EMPREGOS. SERÁ QUE ELE VAI COLOCAR EZENILDA PRA FORA TAMBEM? OU OS QUE NIZO E ERLAN BOTOU NEM ELE MESMO OUSA TOCAR? ATÉ FOTINHAS DE CAMISA AZUL JÁ CIRCULOU NA NET.QUERO SÓ VER!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. será que ele vai frear os desmandos ou vai simplesmente ajudar a piorar a situação do povo?

      Excluir
    2. SE VAI DEMITIR OS TIGRES A COISA JÁ É FEIA NO HOSPITAL VAI FICAR PIOR, POIS OS ENFERMEIROS PLANTONISTAS SÃO TODOS TIGRES, EXEMPLO: FILHO DE SEBASTIÃO PACHOLA, FILHA DE TEREZINHA DE ROZENO, FILHA DE EDNA DE CIDINHO, FILHA DE TONHO DE ZÉ LUCAS E ETC......

      Excluir
    3. VOCÊS ACHAM QUE A DEMISSÃO DOS TIGRES É IDEIA DE QUEM? QUEM DISSE QUE ENQUANTO ESTIVESSE NA ADMINISTRAÇÃO NÃO AI ACEITAR TIGRES? MINIMO PERSEGUIDOR!!!!!!! O PODER EMBRIAGA CUIDADO! CONHECI PESSOAS MAIS ARROGANTES DO QUE VOCÊ E HOJE ESTÃO NA LAMA!

      Excluir
    4. Eita inveja dos cornelio essa mocinha ou mocinho tem, deve ta morrendo do coração. Todos são pos-graduados e capacidade e experiencia que causa inveja.

      E todos sempre foram oposição.

      Excluir
    5. CONCORDO PLENAMENTE, OS CORNÉLIOS SEMPRE FORAM OPOSIÇÃO. MAS EZENILDA FEZ UMA MÉDIA DANADA. NO DIA DA ELEIÇÃO MEIO DIA ELA AINDA TAVA JURANDO QUE VOTAVA EM ALEXANDRE E SE ELE TIVESSE GANHO ELA TINHA IDO PULAR NO MEIO DA TIGRAIADA JURANDO QUE VOTOU.

      UMA PESSOA DESSA MERECE CONFIANÇA?

      TEM QUE BOTAR PRA FORA MESMO.

      Excluir
  7. Não seja por isso, ele deve ter ido tomar sua qualhadinha na casa da diretora do hospital, em seguida tratar de colocar o vereador prefeito no lugar dele, pois ainda não é dessa vez que ele assume a prefeitura, é tudo um jogo enquanto wlissinho tiver quebrando o galho da família da diretora ele permanece na função, vejam quantas postagens que mainha postou falando bem do secretário de adminidtração afinal mainha não precisa deste emprego é tão somente por quetões de solidariedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ, MAINHA É O CARA DE VARIAS CARAS! DE QUAL LADO ELA ESTÁ? JORGE? MANÉ? TONHO? NIZO? ULISSINHO? PRECISAMOS DE UMA BOLA DE CRISTAL POIS A PESSOA É MUITO FALSA.

      Excluir
  8. eita que padre jorge teve que apartar briga. disseram q secretários riscaro a faca hj. kkkkkkkkkkkkkkkk
    pega fogo cabaré

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Misericórdia meu filho fique calmo e vc tenha paciência. Ixe que o negócio tá ficando é bom.

      Excluir
    2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU ACHO É POUCO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    3. UM MÉRITO NÓS TEMOS QUE DAR A ESTE FORASTEIRO. ELE CONSEGUI JOGAR OS IATIENSES UNS CONTRA OS OUTROS.

      Excluir
    4. QUANTO AOS "RICOS" DE IATI, ACHO QUE ESTÃO TODOS QUEBRADOS, PORQUE UMA FOME DE PODER E DINHEIRO DESTA EU NUNCA TINHA VISTO. SOUBE QUE AMANHÃ VAI HAVER UMA CARREATA DE MAIS CARROS AGREGADOS, PARA AJUDAR OS COITADINHOS DOS "RICOS" DE IATI SE REERGUEREM.

      Excluir
  9. antes de tirar os tigres dos empregos. jorge devia acabar com o nepotismo também. principalmente na secretaria de educação. bota cada macaco no seu galho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o novo prefeito para fazer uma gestão diferenciada deveria olha a competência de cada funcionário e não em quem este votou, afinal de contas outras eleições viram não é verdade?

      Excluir
    2. ESTOU INJURIADO COM A NOTICIA QUE SOUBE HOJE, VOCÊS SABIAM QUE ESTÃO CAPACITANDO ASSISTENTES DE DENTISTA PARA SUBSTITUIR AS ATUAIS? IDEIA DO CANGACEIRO PERSEGUIDOR, VAI ESTUDAR PRA VER SE TU CONSEGUE DAR CONTA DO TEU SERVIÇO, E DEIXA AS ASSISTENTES TRABALHAREM EM PAZ.

      Excluir
  10. FQUEI SABENDO Q O PREFEITO JORGE BANANINHA, ESTAVA ANDANDO COM 2 CARROS DE POILICIA ONTEM EM IATI O Q SERA Q ESTA ACONTECENDO SERA Q E PRA AMEDRONTA O POVO, SE FOR PODE TIRA O CAVALO DE SÃO JORGE DA CHUVA PORQ A BOCA DO POVO SO QUEM CALA É DEUS, PODI VIM 50 CARROS DE POILICIA

    ResponderExcluir
  11. SLOGAN DA PREFEITURA MUNICIPAL DO POVO DE FORA . MUDANÇA COM FÉ, SO SE FOR FERMENTO, FEDOR FERRUGEM, FÉ NO POVO DE FORA KKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POR FALAR EM SLOGAN, VOCÊS VIRAM A LOGOMARCA DE PORTA DE MOTEL?

      Excluir
  12. QUERO FALA COM O PREFEITO, HÁ ELE NÃO ESTA COM QUEM EU FALO ENTÃO, COM ULISSINHO COM MARQUNHO, COM EDINA DE CIDINHO COM ERLANZINHO COM DINHO COM CIDINHO COM NIZINHO EM FIM TUDO TERMINA COM ZINHO, KKKKKKKKKKKKKKK, OU ENTÃO FALEM COM OS VEREADOZINHO KKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  13. RALHO DE UM CIDADÃO DA RUA.

    QUE O MUNDO FOI E SERÁ UMA PORCARIA EU JÁ SEI,
    EM 1506 E EM 2000 TAMBÉM
    QUE SEMPRE HOUVE LADRÕES MAQUIAVÉLICOS E SAFADOS, CONTENTES E FRUSTRADOS, VALORES, CONFUSÃO.
    CERTO É QUE O SÉCULO XXI É UMA PRAGA DE MALDADE E LIXO, JÁ NÃO HÁ QUEM NEGUE
    VIVEMOS NA LAMEIRA, TODOS ATOLADOS E MANUSEADOS JUNTO AO AQUECEDOR.
    SÉCULO XXI CAMBANLACHE, PROBLEMÁTICO E FEBRIL, QUEM NÃO CHORA NÃO MAMA, QUEM NÃO ROUBA É UM IMBECIL
    JÁ NÃO DÁ MAIS, FORÇA QUE DÁ, QUE LÁ NO INFERNO LHES VÃO ENCONTRAR
    É O MESMO QUE TRABALHA, NOITE E DIA COMO UM BOI
    DÁ NO MESMO SEJA "PADRE", CARVOEIRO OU REI DE PAUS, CARA DURA OU VEREADOR.

    VAMOS, MINHA GENTE. ASSISTAMOS AO ESPETÁCULO DANTESCO ESTARRECEDOR DO ESPÓLIO DE UMA CIDADELA, QUE ERA BELA E NÃO SABIA.
    EM MÃOS ALHEIAS REPOUSA, "E GEME E SOFRE E SUA"
    E DIZ O SAPO:
    - IATIENSES
    - OI
    - FOSTE (INTERROGAÇÃO)
    - FUI
    - GANHASTE (INTERROGAÇÃO)
    - GANHEI
    - LEVASTE (INTERROGAÇÃO)
    - ME FERREI.

    SALVE, SALVE JAKSON DO PANDEIRO.

    ResponderExcluir
  14. João Depressão vc é muito informado gostaria de saber se já denunciaram os transportes escolares do nosso município, pois agora vejo D20, F4000 fazendo o transporte de estudantes, antes não era proibido esse tipo de veiculo e agora pode?

    ResponderExcluir
  15. E TAMBEM AS LOTAÇÕES VELHAS Q SE QUEBRÃO TODO DIA PRICIMPALMENTE A Q VAI PRA O QUATI,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês alunos e pais de alunos podem se manifestar, e cobrar dos governantes do nosso município transportes de qualidade. Se não reclamarmos continua disso a pior.

      Excluir
    2. o tempo vai mostrar que e esse ulisse que comer tudo dando um de honesto menininho bom depois vai vim a decepçao vai acabar com o nome da familia estou avisando me agurde

      Excluir
    3. e o motorista q não soube fazer a volta d lotação!!!! ME AJUDA AI POW!!!! EU RI D MAISSSSS

      Excluir
    4. SEMPRE ACHEI QUE O POBRE MENINO RICO NÃO PRESTA, MAS ENDEUSARAM ELE, O MESMO É IGUAL OU PIOR QUE JORGE, UM LOBO EM PELE DE CORDEIRO, INCOMPETENTE E ACHA QUE SABE ALGUMA COISA. COITADINHOOOOOOO!!!!!!!
      DOS DOS IATIENSES BOBINHOS QUE ACREDITAM EM PAPAI NOEL!FICO TRISTE QUANDO ALGUEM COLOCA KKKKKK, POIS A HISTORIA É PRA CHORAR! ACABOUUUUUU! IATI NOSSA TERRA.

      Excluir
  16. Faço das palavras do anônimo as minhas. Esse jovem não é ouro de lei, é ambicioso e pretencioso, mas está dando uma de bom moço, aliás este governo está com uma equipe de mafiosos. Diz-me com quem andas que te direi quem és.O povo que se oriente, estamos sem representantes.

    ResponderExcluir
  17. DO VEÍCULO
    Art. 2° O veículo destinado à condução coletiva de escolares, somente poderá circular nas vias mediante preenchimento dos seguintes requisitos:

    I. Estar registrado no Estado de Pernambuco como veículo de passageiros e, visando garantir maior segurança dos escolares transportados, classificado na categoria aluguel, no Município onde houver regulamentação específica para o transporte de escolares;

    II. Ter faixa horizontal pintada na cor amarela, com 40cm (quarenta centímetros) de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes lateral e traseira da carroçaria, com o dístico ESCOLAR, em preto, em caso de veículo de carroçaria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas;

    III. Ter equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo (tacógrafo);

    IV. Ter lanternas de luz branca, fosca ou amarela, dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e de luz vermelha nas extremidades da parte superior traseira;

    V. Ter cintos de segurança em número igual à lotação do veículo;

    VI. Ter extintor de incêndio com carga de pó químico seco ou de gás carbônico de acordo com as normas estabelecidas pelo CONTRAN, fixado na parte dianteira do compartimento destinado a passageiros;

    VII. ter todos os demais equipamentos obrigatórios, comuns aos veículos da mesma espécie, previstos no CTB e Resoluções do CONTRAN.

    §1° Fica proibida a utilização de faixa imantada, magnética ou a utilização de qualquer outro dispositivo que possa descaracterizá-la temporariamente.

    §2° O veículo que possuir compartimento de carga junto ao de passageiro, deverá equipar-se com grade tubular afixada em seu interior, de forma a separar o compartimento traseiro sobre o motor do espaço destinado aos bancos.

    Art. 3° A idade permitida para a frota destinada ao transporte de escolares é a seguinte:

    I. automóvel: no máximo 07 (sete) anos completos;

    II. micro-ônibus e ônibus: no máximo 10 (dez) anos completos.

    §1° Quando prevista em regulamentação municipal especifica, a idade permitida para a frota destinada ao transporte de escolares, de que trata o caput deste artigo, prevalecerá, desde que obedecidas às exigências estabelecidas no CTB e nas Resoluções do CONTRAN.

    §2° Em caráter excepcional, os veículos já cadastrados como Transporte Escolar, poderão permanecer, desde que a partir do 8° (oitavo) ano de fabricação do automóvel e 11° (décimo primeiro) ano de fabricação do micro-ônibus e ônibus, apresentem anualmente o Certificado de Segurança Veicular – CSV, emitido por empresa reconhecida/acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade – INMETRO e homologada pelo DENATRAN.

    Art. 4° A renovação da frota dar-se-á de acordo com os seguintes critérios:

    I. automóvel: cumprido o prazo previsto no inciso I do art. 3º desta Portaria e obedecidas às exigências estabelecidas no CTB, nas Resoluções do CONTRAN, bem como na presente Portaria, poderá ser substituído por outro veículo de até 03 (três) anos completos de fabricação ou mais novos;

    II. micro-ônibus e ônibus: cumprido o prazo previsto no inciso II do art. 3º desta Portaria e obedecidas às exigências estabelecidas no CTB, nas Resoluções do CONTRAN, bem como na presente Portaria, poderá ser substituído por outro veículo de até 05 (cinco) anos completos de fabricação ou mais novos;

    Parágrafo único: Os proprietários dos veículos, no Município onde houver regulamentação específica para o transporte de escolares, quando da renovação da frota, deverão requerer ao DETRAN/PE a alteração da categoria ALUGUEL para PARTICULAR, providenciando também, sua total descaracterização.

    ResponderExcluir
  18. DO CONDUTOR (MOTORISTA DE TRANPORTE ESCOLAR)

    Art.7° O condutor de veículo destinado ao transporte de escolares deve satisfazer os seguintes requisitos:

    I.Ter idade superior a 21 (vinte e um) anos;

    II. Ser habilitado na categoria "D";

    III. Não ter cometido qualquer infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 (doze) meses;

    IV. Ser aprovado em curso especializado, registrado e cadastrado no Sistema RENACH, constando no campo de observações as informações do referido curso e de que exerce atividade remunerada ao volante;

    V. Quando da renovação do exame de Aptidão Física e Mental, bem como Avaliação Psicológica, o condutor deverá providenciar, com antecedência de 06 (seis) meses, a atualização do curso especializado, evitando impedimentos quando da renovação anual da AUTORIZAÇÃO da prestação do serviço;

    VI. Apresentar certidão negativa, do cartório distribuidor de ação criminal relativa aos crimes de homicídio, roubo, estupro e corrupção de menores, renovável a cada 05 (cinco) anos (art. 329 do CTB).

    ResponderExcluir
  19. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir