sexta-feira, 26 de abril de 2013

O Sindicato e Sua Conivência



Não é segredo que os desmandos em Iati, acontecem quase que a todo instante, e também não é segredo que o sindicato dos servidores públicos municipal é conivente com todos estes desmandos.

Não entendemos como é que o sindicato que outrora era tão atuante e lutava ferrenhamente contra o outro governo, agora aceita de bom grado os absurdos que vêm acontecendo em Iati.

Sabemos que até o presente momento, uma suposta assessoria jurídica da prefeitura que deveria
analisar os casos e dar direito a quem realmente o tem, está apenas analisando os casos e vendo uma forma para negar o direito do servidor, prova disso que até esta data  nenhum requerimento feito, foi acatado pela tal assessoria  Segundo relatos de pessoas, levam as leis que os dão direito, apresentam aos assessores jurídicos do padre, e estes fingem que não veem e simplesmente negam o que está assegurado pela lei. E o mais incrível de tudo isso é que o sindicato sabe que isto está acontecendo e não faz nada. Parece que a nobre presidente da entidade esqueceu-se do caminho do fórum.

Outro caso bizarro é a junta médica municipal, que ao que parece também foi instituída simplesmente para negar a concessão de licenças. Servidores reclamam , dizem que se você for pra essa junta médica do jeito que está, com uma depressão, depois da pressão psicológica sofrida lá, saírá “louco de atirar pedra”.

E onde está o sindicato que também não toma nenhum posicionamento com relação a isto?

Todos sabem que legalmente a senhora presidente não pode está a frente da entidade, pois o estatuto diz claramente que representantes de tais entidades não podem ocupar cargos de confiança e tampouco os seus parentes, e o esposo da presidente é secretário de governo. Está havendo o conflito de interesse. Com certeza a senhora presidente está de mãos atadas e não tem voz ativa para cobrar nada do administrativo municipal.

O mias correto seria a renúncia e a convocação de novas eleições. Está lançada a idéia.  

quinta-feira, 25 de abril de 2013

IATI PERDE FONTES DE ÁGUA POR ABANDONO



Como se fosse pouco, a situação por causa da seca, que está sendo amenizada graças a chuva, o município de Iati, perde uma fonte importantíssima para o abastecimento hídrico de nossa cidade.  

Nós conhecemos a batalha que foi para que o governo anterior conquistasse o direito a explorar estas fontes e também sabemos o quanto foi investido para tornar isso possível. Mas um fato que ocorreu esta semana nos entristece e anuncia que a situação por água vai ficar ainda pior.

Devido ao abandono de algumas dessas fontes por parte do novo prefeito de Iati, o município de Saloá, reivindicou o direito sobre as mesmas, alegando que o município também sofre com a falta de água. E a água das fontes que abasteciam Iati, estava sendo desperdiçada. As fontes que ficam localizadas na Fazenda Brejo já estão sob o domínio do município de Saloá, e as novas que foram construídas ano passado já é objeto de cobiça do prefeito Ricardo Alves, uma vez que o mesmo se importa com o sofrimento da população de seu município, e Iati, que é dona por direito das fontes, não está utilizando-as.

A cada dia que se passa, fica mais difícil identificar o que é prioridade nesta nova administração do município de Iati. O que vemos é muita propaganda e pouquíssimo trabalho,  ao invés de direcionar todas as ações do governo municipal para beneficiar de fato a população, o prefeito aparentemente se empenha mais em tentar se promover na região com propagandas enganosas ou no mínimo fantasiosas, sendo que a população de Iati, que é quem realmente é afetada diretamente pelas ações ou pela falta delas, sabe o real cenário e a situação de abandono em que o município se encontra.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

PROFESSORES DE IATI ADEREM A PARADA NACIONAL QUE COMEÇA AMANHÃ



Nesta terça-feira, os professores e profissionais da educação do Brasil inteiro, irão parar. Dentre outras coisas as principais reivindicações, são salários melhores, melhores condições de trabalho e a criação de um plano de cargos e carreiras.

Em Iati os professores reivindicam mais. Além de tudo que foi citado acima, os professores de Iati querem que seja efetuado o pagamento de dezembro que ainda não foi pago, melhores condições de trabalho, e o fim da perseguição política que ainda vêm acontecendo.

Coisas que nunca aconteceram em nossa cidade, agora acontecem. Professores readaptados pagam
aulas atividade dobrado, coisa que antes nem pagavam. Junta médica e assessoria jurídica parece que foi instituída apenas para negar o direito do servidor, sem obedecer nenhum critério, a não ser a vontade do patrão.

Muito já foi conversado, e tentado se resolver da melhor forma possível estes problemas que julgamos simples e que com um pouco de boa vontade seria fácil sanar o problema, mas não conseguimos êxito. Assim sendo essa parada têm um sentido maior para todos os professores, pois assim a classe mostra que não pensará duas vezes em parar outra vez e por mais tempo se os problemas persistirem.

Todos os municípios da região irão parar exceto Garanhuns e a Cidade de Bom Conselho, onde os prefeitos entraram em acordo com os servidores.

A parada nacional dura até a próxima quinta-feira dia 25 de abril.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

A ASSEMBLEIA GERAL



Hoje durante a assembleia geral do sindicato dos servidores públicos de Iati, a senhora presidenta da entidade iniciou falando das ações do sindicato, lembrando dos grandiosos e saudosos momentos vividos pelo sindicato no passado e tentando justificar a falta de ações semelhantes aquelas no presente.

Diversos assuntos foram tratados durante as quase três horas de reunião, onde alguns associados expuseram sua opinião e na maioria das vezes cobraram, e muito, ações mais efetivas por parte da mesa diretora.

Pelo discurso da dirigente sindical, está havendo uma benevolência enorme com relação ao administrativo municipal, onde a mesma relatou que não está tendo sequer uma resposta para os ofícios e requerimentos enviados a prefeitura, em outras épocas todos sabem qual seria o procedimento adotado, mas hoje “vamos esperar, é melhor o acordo”. Enfim, muitas mudanças.

Muitos dos funcionários que são associados não compareceram, o que dá a entender que estes estão satisfeitos com a situação do jeito que está. A maioria dos que compareceram, mostraram sua indignação e revolta diante da forma como vem sendo tratados os funcionários.

Um dos principais assuntos discutidos foi o salário dezembro. A reunião com o Ministério público está marcada para o dia 26 de abril, e o que for apresentado no fórum será discutido com todos os servidores em uma outra assembleia que acontecerá no dia 27 do mesmo mês às 10:00 horas da manhã na escola Ana Pereira.

No geral avalio a reunião como boa, apesar de está decepcionado com a quantidade de pessoas que compareceram. É muito triste saber que poucos se preocupam em lutar pelos seus direitos, uns por falta de interesse mesmo, outros por puro comodismo, e uma minoria porque de fato não pode estar presente.

Se algo errado acontece e você não reclama, é porque você é conivente ou simplesmente não se afeta. Vamos acordar e lutar pelo que é nosso. Pelo nosso direito. 

PS. Texto elaborado com base em relatos de pessoas que compareceram a reunião.

terça-feira, 16 de abril de 2013

ASSEMBLÉIA GERAL DO SINDICATO!


ATENÇÃO SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE IATI, QUE SÃO FILIADOS AO SINSERPI (SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE IATI).

NESTA QUINTA-FEIRA  DIA 18 DE ABRIL ÀS 19:00 HORAS, TEREMOS ASSEMBLÉIA GERAL NA ESCOLA ANA PEREIRA DE BARROS.
SUA PRESENÇA É DE SUMA IMPORTÂNCIA, POIS, TRATAREMOS DE ASSUNTOS DE NOSSO INTERESSE, SENDO UMA OPORTUNIDADE DE COBRARMOS AÇÕES MAIS EFETIVAS POR PARTE DA  ATUAL DIREÇÃO DA ENTIDADE.

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS.

VAMOS FAZER VALER NOSSOS DIREITOS!

VAMOS A LUTA COM A MESMA GARRA E FORÇA DE OUTRORA.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

PROFESSORES DA REDE PÚBLICA CONFIRMAM GREVE NACIONAL PARA ABRIL




A categoria cobra o cumprimento do piso nacional do magistério, de R$ 1567. Segundo a CNTE apenas 4 Estados e o Distrito Federal pagam o piso


A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) decidiu realizar uma greve de três dias em abril para cobrar a valorização dos professores da rede pública. A paralização em todo o País está marcada para os dias 23, 24 e 25 de abril.
A decisão sobre a greve foi tomada durante encontro do Conselho Nacional de Entidades, que reúne os sindicatos de professores e demais profissionais da educação ligados à CNTE. Além da paralização, os educadores planejam a realização de uma semana nacional da educação para discutir a falta de investimentos no setor.
"Esta semana tradicionalmente se destina ao debate das questões educacionais e terá como prioridade o debate sindical da mobilização, mais um ano que estaremos lutando para que o piso salarial nacional seja efetivamente aplicado no nosso País com uma greve nacional nos dias 23, 24 e 25 de abril", afirmou em comunicado o presidente da CNTE, Roberto Leão.
A decisão da CNTE é tomada um dia depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) mudar a vigência da lei do piso nacional dos professores da rede pública. Embora tenha sido editada em 2008, ficou definido que a lei só pode ser considerada a partir da data na qual o Supremo confirmou sua legalidade, em abril de 2011.
Os ministros atenderam a recursos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Ceará, que alegaram dificuldades para adaptar as finanças às novas regras.
Desde que foi sancionada, a lei é motivo de embate entre os trabalhadores e governos estaduais e prefeituras. Prefeitos e governadores argumentam não ser possível pagar o valor proposto com os repasses atuais para a educação. O piso salarial nacional do magistério da educação básica chega a R$ 1.567.
Cumprimento da lei
Segundo balanço da CNTE, apenas quatro Estados (Acre, Amazonas, Mato Grosso e Rondônia)  cumprem com a lei do piso. Além do valor do salário, a lei trata também sobre as condições de trabalho, estipulando, por exemplo, jornada de no máximo dois terços da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos.
Ainda segundo a confederação, mais dez Estados cumprem parcialmente a lei do piso e oito descumprem as regras. O restante está em negociação com os sindicatos.
Fonte: Portal Terra
PROFESSORES DE IATI, VAMOS A LUTA. MOSTRAR A FORÇA DA CATEGORIA.
E ESPERAMOS O APOIO DOS VEREADORES E A LIDERANÇA DO SINDICATO PARA ORGANIZAR O MOVIMENTO. SERÁ QUE PODEMOS CONTAR COM ELES (SINDICATO E VEREADORES)?

sexta-feira, 12 de abril de 2013

PREFEITURA DE IATI ATRASA OS PAGAMENTOS DE PRÉDIOS ALUGADOS E DE FORNECEDORES DO COMÉRCIO LOCAL



A prefeitura de Iati está atrasando os pagamentos dos prédios alugados a mesma, segundo relatos, os proprietários dos imóveis estão a 3 meses sem receber os alugueis. E encontram-se de mãos atadas por que muitos desses prédios funcionam como postinhos de saúde. Isso também aconteceu com as pessoas que alugam as fontes de água que abastecem nosso município, muitos dos donos das fontes estão cortando o fornecimento por falta de pagamento, e pra piorar a situação os carros do IPA não abastecem mais o município de Iati, por causa da falta de pagamento da contrapartida que deve ser paga pela prefeitura.

Comerciantes locais que forneciam pra prefeitura, suspenderam as vendas também por falta de pagamento. Vale lembrar que muitos desses comerciantes foram financiadores da campanha politica do atual prefeito, e nem esses estão sendo pagos.

Mas o que será que está acontecendo que não estão realizando estes pagamentos?

Falta de dinheiro?

Falta de vontade de pagar?

O que estão fazendo com os mais de 8 milhões de reais que o município de Iati recebeu desde janeiro de 2013, que não está sendo suficiente para pagar despesas básicas e de primeira necessidade como as citadas acima?

Fica este grande enigma para o povo de Iati tentar decifrar...

quarta-feira, 10 de abril de 2013

RESULTADO DA ENQUETE


O blog IATI DA DEPRESSÃO fez uma enquete pra saber qual a expectativa dos servidores com relação ao pagamento de dezembro. Veja o resultado:

29% dos internautas são extremamente otimistas e acreditam que o prefeito e sua equipe vai pagar o salário em atraso de uma só vez

11% acreditam que ele irá parcelar o pagamento em mais vezes que o Baú da Felicidade.

E 59% não levam a menor fé a acreditam que o prefeito e sua equipe pedirão mais 90 dias.

A reunião ficou marcada para o dia 26 deste mês. Esperamos sinceramente que o executivo municipal tenha um pouco de boa vontade e apresente pelo menos uma proposta decente para realizar este pagamento em atraso.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

PREFEITURA PERDE RECURSOS DE CONVÊNIOS ADQUIRIDOS NA GESTÃO PASSADA



Como já foi dito em outras postagens neste blog, o governo passado, deixou aproximadamente 7 milhões de reais em recursos, que foram conseguidos através de muito trabalho e muitas idas a Brasília. Recursos estes que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes.

Entre os benefícios estão a construção do portal de entrada da nossa cidade, saneamento básico, verbas para serem usadas no combater aos efeitos da seca, quadra da bela vista, reformas de escolas, enfim, muita coisa.

Mas soubemos de um fato que nos entristeceu. Essas verbas que fora conseguidas com muito sacrifício e trabalho estão sendo perdidas, por motivos ainda desconhecidos. Fala-se que mais de 1 milhão já foi perdido. E o prejuízo maior fica para nós, cidadãos iatienses.


E esta é apenas a cereja do bolo, correndo o risco de me tornar repetitivo, não posso deixar de falar no transporte escolar, que usa veículos velhos e em péssimo estado de conservação. Todos os dias uma lotação quebra e deixa os alunos a pé.

A quadra poliesportiva também não está funcionando, está fechada e os desportistas de nosso município, estão a ver navios.

O Educandário está caótico, libertinagem rolando solta apesar de ações drásticas que vêm sendo tomadas pela direção da escola. Até expulsão de aluno já teve. Mas ao que parece a estratégia não está funcionando.

As ruas esburacadas que foram ponto forte do discurso politico do atual prefeito ainda estão esburacadas, e já temos mais de noventa dias de governo.

Me perdoem se estiver repetindo meu discurso, mas é que em 90 dias de governo, nada mudou pra melhor, ao contrário, piora a cada dia.

domingo, 7 de abril de 2013

OS SALÁRIOS ATRASADOS



No mês de janeiro deste ano, houve uma reunião entre Sindicato, Executivo Municipal, Ministério Público e alguns representantes de classe, no fórum de nossa cidade para tratar do pagamento de dezembro, que até então não havia sido pago.

Na reunião depois de alguns minutos de debates entre as partes, os representantes do prefeito pediram o prazo de 90 dias para apresentar uma forma de pagar os salários atrasados. Apesar dos protestos com relação ao prazo que foi considerado abusivo e desrespeitoso por todos menos pelo prefeito e pelo sindicato, os servidores esperaram pacientemente.

Esta semana vence o prazo de 90 dias, e estamos na expectativa pela proposta da prefeitura. Será que vão tratar os funcionários com respeito que lhes é devido e apresentarão uma proposta descente para efetuar o pagamento ou vão repetir o abuso da outra reunião e parcelar o pagamento em muitas vezes?

Dê sua opinião, vote na enquete e diga o que você acha. 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

FINALMENTE O SOCORRO




 Todos estão sentindo o efeito dessa seca devastadora que assola o Nordeste Brasileiro. Gado morrendo, terra árida e improdutiva, falta de água potável, e o nosso governo inerte diante de tais acontecimentos. O povo sofrendo com a falta de água e sem receber nenhuma ajuda por parte do governo municipal. Hoje não temos nenhum carro pipa rodando pela prefeitura e com isso os que mais sofrem são as comunidades humildes que não tem recursos para comprar o precioso liquido e, por isso acabam usando água imprópria para o consumo humano. No governo passado havia 22 carros pipa abastecendo nosso município, este ano tinham apenas 6, que pararam de trabalhar por falta de pagamento.

Será por falta de dinheiro ou de compromisso?

Hoje na câmara de Vereadores do nosso município, a reunião tratou quase que exclusivamente da seca e o sofrimento que tem causado em nosso povo, e  foi aprovada ações para tentar amenizar seus efeitos, entre essas, a  liberação de verba pra encanar água da nova adutora, que foi construída no governo passado e até
Mais uma obra de Luiz e Alexandre!
hoje não estava sendo usada por falta de interesse do executivo municipal, que chegou ao cúmulo de alugá-las a outro município pela quantia irrisória de dois salários mínimos.

A nova adutora, que vem do município de Saloá, foi uma obra grandiosa que custou mais de um milhão de reais, e que tem autonomia para abastecer o município de Iati por Dez anos sem faltar água, essa adutora é mais uma herança do governo Luiz Tenório e Alexandre Tenório, obra que deveria estar funcionando desde o inicio deste ano, ajudando a diminuir os efeitos da seca em Iati, mas que foi esquecida pelo atual prefeito e só lembrada agora depois de muita pressão popular.

Esperamos que os vereadores continuem se mobilizando em prol do bem da população e pressionem o executivo municipal, cobrem, pois é isso que o povo espera de seus vereadores.