quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

ENQUETE!



ESTIVE PENSANDO, ESTAMOS NO GOVERNO ONDE A DEMOCRACIA É A SUA MARCA. 

ASSIM SENDO, SERIA ÓTIMO SE A RÁDIO COMUNITÁRIA DE NOSSA CIDADE VOLTASSE A TRANSMITIR AS REUNIÕES DA CÂMARA.

SERIA MUITO BOM QUE TODO IATIENSE TOMASSE CONHECIMENTO DA ATUAÇÃO DOS NOSSOS VEREADORES. LEMBRO-ME DE TER PRESENCIADO DETERMINADO VEREADOR SOLICITAR DO PRESIDENTE DA CÂMARA QUE ESTE POR SUA VEZ CONVIDASSE A RÁDIO PARA FAZER AS TRANSMISSÕES.

QUASE 30 DIAS DE GOVERNO DO PADRE, E PELO QUE SEI NEM ESTE E NEM UM OUTRO VEREADOR RETOMOU ESTE ASSUNTO.

TA AÍ A PERGUNTA PARA OS AMIGOS INTERNAUTAS:
VOCÊS ACHAM QUE A RÁDIO COMUNITÁRIA DEVE TRANSMITIR AS REUNIÕES DOS VEREADORES NA CÂMARA?

SIM OU NÃO?

RESPONDA A ENQUETE AO LADO E DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE A ATUAÇÃO DOS VEREADORES.  

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

VEJAM SÓ QUE ACORDO!





Hoje de fato aconteceu a reunião que deveria resolver a situação dos pagamentos em atraso. A principio os servidores municipais efetivos e contratados, ficaram esperando por horas na sala de audiência do fórum de Iati. Quando depois de muito tempo uma representante do sindicato comunicou que estava até então reunida com a representante do ministério público, e que a mesma havia solicitado que fosse escolhida uma comissão para representar os servidores na reunião que iria discutir os termos do referido pagamento.

Dentre os escolhidos para fazer parte dessa comissão estavam os servidores Eliane Mendes representando a saúde, a Sra. Madalena e a Sra. Maria José representando o sindicato, o vereador Alcí Tenório e Esdras Albuquerque representando a educação e outros.

A escolha dessa comissão foi um episódio a parte, pois a então presidente do sindicato dos servidores, queria escolher ela própria a revelia de sua vontade os membros dessa comissão, o que provocou certo reboliço quando um grupo de professores não aceitou e resolveram indicar a pessoa que deveria os representar nessa reunião. O servidor indicado como citado acima foi Esdras Albuquerque. Sendo que momentos depois a presidente do sindicato tentou o barrar para que este não pudesse participar. Não entendo qual a intenção da representante classista em manter uma pessoa escolhida pelos seus pares de fora. (quando começou a reunião eu entendi).

Na reunião, A promotora de justiça logo em sua fala inicial, falou que de fato a prefeitura tem a obrigação de pagar os salários atrasados mesmo sendo estes de outra gestão. O que seria discutido ali seria apenas como isso seria feito.

Então o prefeito falou, disse de sua vontade em sanar o débito, mas também deixou claro que isso seria um processo demorado. Varias questões foram levantadas, como por exemplo o valor total da divida e pontos foram esclarecidos. Depois de um tempo partiu-se para discutir os termos do suposto acordo.

A prefeitura, através do secretário de administração pediu um prazo de 90 (noventa) dias para fazer um levantamento e só após fazer uma proposta de parcelamento do débito. A proposta feita pelo secretário foi justificada por um assessor do prefeito que disse que o tempo seria necessário devido às condições em que o atual governo encontrou a prefeitura. Essa tese foi defendida com veemência pelo vereador Keketa que se ateve mais a questão de dizer como o outro governo foi irresponsável e ressaltar a dificuldades encontradas pelo atual do que em defender as pessoas que o elegeram e que vão passar mais Três meses sem receber seus salários.

De fato só quem questionou este prazo foi o vereador Alci Tenório e o servidor Esdras Albuquerque. Mas os mesmos foram voto vencido uma vez que o próprio sindicato acatou a proposta da prefeitura sem questionar.

Ao fim, ficou acertado isso. Mais 90 dias pra prefeitura se pronunciar sobre a questão e sabe Deus quantas parcelas para sanar a divida.

As informações acima foram obtidas de pessoas que participaram da reunião e de outros servidores que estavam no local.    

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

FESTA DO PADROEIRO DE IATI SÃO PAULO APÓSTOLO


Desde o ultimo sábado 19 de janeiro de 2013, Iati vem festejando o seu Padroeiro São Paulo Apóstolo. Desde então todas as noites são celebradas missas em sua homenagem por padres da região e pelo pároco de nossa cidade.

Mas ontem um fato chamou a atenção dos fiéis, durante a missa o Padre de nossa paróquia, resolveu perguntar quem dentre os presentes vieram da Bela Vista. Apenas duas pessoas levantaram as mãos, perguntou quem veio do quati? Perguntou o padre novamente e mais umas duas pessoas levantaram a mão.

Então o padre reclamou, disse que promessa é divida, prometeram mandar buscar as pessoas nessas duas localidades e não foram.

Vale lembrar que no governo passado, os ônibus iam pegar as pessoas não só nessas duas localidades, mas em varias localidades rurais.

E foi também nesse período que o iatiense pode apreciar shows como o de Cantores de Deus, Rosa de Saron, Dalvimar Galo, Padre Antonio Maria, dentre outros nomes da musica católica nacional.

Este ano teremos os seguintes shows:



João Depressão, deprimido e acompanhando a festa do padroeiro!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

DEU BARRACO NO FÓRUM!



Hoje durante reunião no fórum e após mais um adiamento da promotoria que por motivos maiores não pode resolver a questão do atraso dos salários dos servidores municipais, o Candidato a Vereador Rodrigo Ferreira, que também é servidor municipal e também está com seu salário atrasado, sofreu agressões verbais e ameaças por parte do ex-sindicalista Henrique.

Isso ocorreu quando Rodrigo convidou os demais colegas para fazer  uma mobilização para reivindicar os pagamentos em atraso caso a situação não seja resolvida na próxima segunda-feira como ficou acertado. No ato do convite o ex-sindicalista em tom de voz alterado, o desafiou: “tais pensando que ‘sois’ quem pra fazer isso? Eu lhe desafio a ir lá na prefeitura cobrar salário atrasado. Agora vá!” Disse Henrique.

Todas as pessoas presentes ficaram admiradas com a reação do ex-sindicalista. Ele mais do que ninguém deve saber que cada um tem o direito e o dever de lutar pelo que acha certo. Receber nosso salário é nosso direito e vamos brigar por ele o senhor querendo ou não. Ao sair do fórum ao encontrar com ex-diretoras do município o sindicalista achando pouco a cena de dentro do fórum, ainda ficou olhando para as mesmas e repetindo que a mamata acabou. Que papelão!

Ao fim, professores procuraram o vereador Alcí Tenório e o mesmo se comprometeu em ajudar aos servidores nessa luta.
   

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PREFEITO DE SALOÁ RICARDO ALVES E O PREFEITO DE BOM CONSELHO DANILO GODOY SÃO DESTAQUES COMO MELHOR COMEÇO DE ADMINISTRAÇÃO!



Em pouco mais de 20 dias, Ricardo Alves, já vem sendo destaque na imprensa da região e da capital do Estado. Várias matérias o apontaram como um dos políticos de maior desempenho nos primeiros dias de governo. Entre os jornais que citam o prefeito, podemos listar o Diário de Pernambuco deste sábado (19), o Blog do Magno Martins da sexta-feira (18), o Blog de Ronaldo Cesar (20), Roberto Almeida (20), Saloá Notícias, dentre outros.

O Prefeito de Saloá, Ricardo Alves (PMDB), esteve no Tribunal de Contas do Estado para assinar um Termo de Ajuste de Gestão (TAG), em que se compromete em fazer, nos próximos 180 dias, um levantamento de suas necessidades de pessoal para a realização de concurso público. O Termo foi assinado sexta-feira, dia 18, no gabinete do conselheiro Romário Dias, relator das contas de Saloá neste exercício financeiro de 2013. 

A ordem em Saloá é limpar a cidade. Diversos servidores municipais vêm realizando a manutenção de prédios e logradouros públicos, tanto na sede do Município, como nos distritos e povoados. O cemitério Santa Quitéria, o Colégio diversas escolas municipais e praticamente todas as ruas do Município já foram contemplados pela ação de limpeza. 

MÉDICOS – Outra prioridade na gestão Ricardo Alves é a Saúde. O Hospital Municipal Josina Godoy já esta com o seu quadro de médicos e enfermeiros completo, garantindo assim o atendimento a população 24 horas por dia. Os profissionais foram contratados já nos primeiros dias de Governo.

EDUCAÇÃO – O Prefeito Ricardo Alves anunciou que realizará o pagamento dos salários atrasados dos servidores da Secretaria de Educação. A meta do Governo, agora, é regularizar os salários dos demais Servidores Municipais. Vale salientar que os atrasos vêm do Governo que antecedeu a Gestão Ricardo Alves.

Fonte: Saloá Noticias                                                                                    

Em outra cidade vizinha, Bom Conselho, o Prefeito Danilo Godoy, apesar da pouca idade, também demonstra destreza em administrar a cidade, todos os serviços públicos já estão funcionando a todo vapor, as estradas vicinais que cortam o município estão sendo restauradas e os salários dos servidores estão sendo regularizados.
Os prefeitos acima citados estão no poder ao mesmo tempo em que o prefeito de Iati. O que está acontecendo que nós, povo de Iati ainda não estamos vendo este progresso? Nota-se que enquanto as outras cidades galopam em suas novas gestões, Iati ainda engatinha.

Eu sou João Depressão, de volta e ainda mais deprimido!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

CADÊ A SAÚDE PREFEITO?



Já se passaram exatos 14 dias de mandato do novo prefeito Padre Jorge
e ao que parece nada se resolve. A área da saúde pública tem se tornado
um caos após a saída do governo anterior.
14 dias sem médicos e pelo que todos dizem sem nenhum tipo de atendimento
no hospital municipal e nos PSF's. O interessante é que antes tinham médicos

e enfermeiros todos os dias trabalhando em prol da população e mesmo assim

muitos criticavam agora ninguém abre a boca pra dizer absolutamente nada.

Cidades como Saloá, Bom conselho, Brejão e Caetés onde a oposição também
foi vitoriosa nas últimas eleições, já estão com seus hospitais em devido 
funcionamento com médicos, enfermeiros e especialistas das diversas áreas.

Boa parte dos profissionais que trabalharam aqui na última gestão foram

chamados para as cidades vizinhas por não terem seus contratos renovados

aqui em Iati pelo fato de terem votado 22, e os concursados que votaram em

Alexandre Tenório tiveram que recorrer a justiça por serem perseguidos como
já foi notificado aqui no blog. No governo Luiz Tenório a prefeitura tinha que
desembolsar quase 24 mil reais para que tivéssemos médicos e enfermeiros todos os dias no hospital e PSF's, mas será que o novo prefeito fará o mesmo, levando em conta que até o exato momento ninguém foi contratado?
É notável as queixas das pessoas que precisam do atendimento público e agora
não tem (grande maioria que votaram 14) e o que queremos ver é a nota do conselho regional de medicina, que na última gestão era de 8,2 ultrapassando a média nacional que é de 5,1 e a do estado de Pernambuco. 


Ao que parece teremos que rezar para que São Jorge providencie profissionais da área da saúde, pois Jorge prefeito não tem feito nada quanto a isso.


O TEXTO ACIMA FOI ENVIADO POR UM ANONIMO A REDAÇÃO DO BLOG.





quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

MINISTÉRIO PÚBLICO É CATEGÓRICO: A DÍVIDA É DA PREFEITURA E NÃO DO PREFEITO.



Assim sendo, o pagamento dos salários de dezembro e das férias dos servidores municipais que estão atrasados, devem ser pagos pelo novo administrador da prefeitura. (como já vinha afirmando há dias aqui no blog).

O Promotor de Justiça, afirmou hoje durante uma reunião com os servidores municipais no fórum de nossa cidade, que os salários atrasados deixados pelo governo anterior devem ser pagos pelo novo governo, a dívida é da prefeitura disse ele, o que não pode é o funcionário ficar no prejuízo. Depois de orientar em como proceder, o promotor marcou uma reunião entre os representantes dos trabalhadores e o novo chefe do administrativo municipal, para resolver este impasse.

Claro que todos nós iatienses estamos esperando que o novo prefeito decida por pagar logo de uma vez aos servidores, que até o momento são os que mais sofrem com a falta dos mesmos. Dando um fim a esta história e acabando com todos os comentários e críticas que estão sendo gerados por conta disso.

Outro assunto também merece destaque, a atuação do sindicato, que caiu consideravelmente no conceito de muitos funcionários. Oras, há meses atrás um fato como este não teria tanta compreensão por parte dos nobres representantes de tal entidade sindical, que como muitos notaram hoje, pareciam estar extremamente desconfortáveis no fórum. Como citei em outra postagem, antes quando surgia um boato de que talvez o salário fosse atrasar os mesmos já corriam ao fórum para cobrar providencias do Ministério Público, desta vez a iniciativa partiu dos servidores e eles foram mais para dar um suporte.

O fato é que quem hoje pertence à situação não serve mais para ser representante de classe. Pensem: “se eu ocupo um cargo dado pelo prefeito, como poderei bater de frente com ele, na luta pelos direitos dos outros?” Seria possível?

Acho que não!

Vamos esperar o desenrolar dessa história sendo otimistas, imaginando que o padre vai fazer o que todo mundo espera dele, uma atitude justa perante o povo que o colocou no poder.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

IATI E SUAS NOVIDADES!




É fato que nos últimos dias em Iati tem acontecido muita coisa nova, diferente. E, também vem se repetindo cenas que eram corriqueiras ao governo anterior, e que todos juravam que durante o governo do padre não iam se repetir.

Analise, uma pessoa passa sua vida inteira exercendo a função de parteira no hospital municipal, essa mesma pessoa era eleitora fiel e ferrenha de Alexandre Tenório, e quando o padre assumiu a prefeitura essa mesma pessoa foi transferida para Santa Rosa, depois ficou como diarista lá no hospital, lembrando que antes ela era plantonista. O fato é que como diarista essa auxiliar de enfermagem, não poderá pegar plantões em outros municípios e assim aumentar sua renda. Pergunto eu inocentemente, quando a colocaram de diarista estavam querendo lhe ajudar ou perseguir? (lembrando que o governo do padre não persegue)

Outro fato curioso é a questão dos pagamentos de salário, creio que todo iatiense se lembra de como esse assunto era tratado no governo anterior. E também de como o sindicato e seu representante se posicionavam diante de tal fato. Antes quando se ouvia um boato de que talvez o salário fosse atrasar o sindicato imediatamente procurava Ministério Público para que o mesmo tomasse as providencias.  Hoje, no fórum da comarca de Iati, o discurso do sindicato foi conciliador, tentando justificar a falta de ação do novo governo e jogando toda a culpa para o governo anterior.

O que pouca gente sabe, é que todos os municípios que deram o aumento total dado pelo Governo Federal enfrentaram problemas para conseguir pagar os servidores, caso semelhante ao que aconteceu em Iati, aconteceu em Bom Conselho, onde os servidores municipais ficaram sem receber as férias.

O novo prefeito o Sr. Danilo Godoy, já anunciou que as mesmas serão pagas entre o dia 10 e o dia 15 deste mês. (Em Iati, ninguém sabe de nada!)

Na reunião no fórum ficou acertado para os servidores irem na próxima quinta-feira (10) para receber orientações e apoio do Ministério Público. 

ESTAREMOS LÁ!

domingo, 6 de janeiro de 2013

SEM PERSEGUIÇÕES?




Em praticamente todos os seus discursos enquanto candidato e agora depois de prefeito, padre Jorge garantiu que os servidores, independentemente de sua escolha política, não seriam perseguidos.

Tanto se falou que não ia acontecer, que agora, esta começando acontecer.

As primeiras servidoras de que se têm noticia que estão sendo vitimas de perseguição vêm de lá do hospital municipal, a Sra. Andréia de Abraão e Léia de Benivaldo. Ambas mesmo depois de anos de serviço prestado na mesma instituição de saúde, agora estão sendo transferidas para outros locais, o que seria normal se um dos locais não fosse o Distrito de Santa Rosa que fica a mais de 30 km de distancia da cidade e a outra localidade o Sitio Boi Branco que fica a mais de 20 km.

A justificativa para as transferências ainda não foram divulgadas, mas já pensei em uma centena de possíveis justificativas e a que mais se encaixa é a de perseguição política, uma vez que as duas servidoras eram eleitoras do Ex-prefeito Alexandre Tenório.

Vale apena lembrar que lá em Santa Rosa têm profissionais de saúde que residem lá mesmo, mas que ao que tudo indica, serão transferidos também.

Totalmente sem lógica.

Parece que nossa sorte é que o fórum ainda continua no mesmo lugar, e todos os funcionários que se depararem com essas injustiças, vão ter a quem recorrer. 

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

OLHA O RECADASTRAMENTO AÍ GENTE!




Nem bem começou, e já foi dito extra-oficialmente que os salários dos servidores municipais irão atrasar. Sob a desculpa de que “teriam” apagado todo banco de dados da prefeitura, sendo assim, necessário um recadastramento de todos os funcionários do quadro efetivo.

Ora, este filme todos nós já vimos inúmeras vezes, no governo passado sempre que queriam dar uma atrasadinha nos salários inventavam logo um tal de recadastramento, que era um estresse e para nada servia, só de pretexto mesmo para atrasar o recebimento dos proventos mensais.

Quem votou por mudança deve estar agora um pouco decepcionado, estão se utilizando das mesmas artimanhas que o outro governo se utilizava para prejudicar o funcionário municipal.

Tenho certeza que nenhum servidor irá se opor a este recadastramento, todo mundo fará. Mas deviam ter mais respeito com a classe trabalhadora e pararem de achar que nós somos burros. Antes de deixar o cargo a pessoa que era responsável pelo setor pessoal, deixou o pagamento de dezembro empenhado para ser pago pelo novo governo, o que já devia estar sendo feito, e agora o banco de dados sumiu...?

Muito conveniente vocês não acham?

Só a caráter de sugestão: paguem o povo, quem trabalhou quer receber. Vocês terão muito tempo para fazer o cadastramento que quiserem. Só não é justo que o trabalhador continue sendo humilhado e sofrendo com as conseqüências de atos que não partiram da classe.

Ps. QUERO VER A POSIÇÃO DO SINDICATO DIANTE DESTA SITUAÇÃO.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

E A CONVOCAÇÃO NÃO DEU EM NADA





Mesmo depois de o carro de som ter passado o dia inteiro com anúncio convocando os funcionários da prefeitura a comparecerem em seus setores de trabalho hoje quinta-feira (3) poucos foram os funcionários que atenderam o chamado. Mesmo os que compareceram, não esperaram muito, uma vez que o prefeito não se encontrava e, nada estava sendo resolvido.

Mas, o que todos os que compareceram a prefeitura esta manhã notaram é, que os rostos conhecidos agora trabalhando na mesma são escassos , o que podemos chamar de “gatos pingados”.

Para quem achava que o governo anterior valorizava mais as pessoas de fora do que as daqui de nossa cidade, com certeza ainda não deram uma passadinha na prefeitura para ver o tanto de pessoas de outras cidades que agora estão ocupando as vagas que deveriam pertencer aos iatienses.

Segundo relatos de alguns funcionários efetivos que compareceram a convocação, a prefeitura está uma loucura, “chegamos, não fomos atendidos e nem nos disseram para que fomos convocados”. Assim sendo, estes afirmam que só retornarão novamente através de convocação oficial e não mais por intermédio de anúncio de carro de som.

Sabemos que este inicio de governo está sendo bem turbulento para o novo gestor municipal.  Muitas são as dificuldades encontradas, e o padre conta com uma equipe ainda inexperiente para solucionar a maioria das adversidades que estão encontrando, mas como bons iatienses que somos estamos todos torcendo para que dê tudo certo.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

"DIZ AONDE VC VAI QUE EU VOU VARRENDO"

SOUBE AGORA A POUCO QUE MULHERES DE NOSSA CIDADE SE REUNIRAM PARA FAZER UM MUTIRÃO E VARRER AS RUAS, ALEGANDO ELAS QUE AS MESMAS ENCONTRAM-SE EM ESTADO DE PURA IMUNDÍCIE.

PERGUNTO EU NO AUGE DE MINHA INOCÊNCIA: "NÃO SERIA O PADRE JÁ O PREFEITO DE NOSSA CIDADE? POR QUE, ELE NÃO RECONTRATA OS GARIS E RESOLVE DE UMA VEZ POR TODAS O PROBLEMA DO LIXO NAS RUAS DE IATI?"

EM MINHA HUMILDE OPINIÃO SERIA O CORRETO A SE FAZER AO INVÉS DE MANDAR PESSOAS SIMPLES E HUMILDES SE EXPOREM A ISSO.

OU MELHOR, PORQUE NÃO CONTRATAR ESSAS PESSOAS QUE SE DISPUSERAM A IR DE GRAÇA? SERIA OUTRA BOA OPÇÃO...

DEIXEM SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO NOS COMENTÁRIOS.